Aterramento em equipamentos de redes

Aterramento da Rede Elétrica em Impressoras, Copiadoras e Multifuncionais

A palavra aterramento refere-se à terra propriamente dita. O aterramento é o fio ou a barra de cobre enterrado, onde passa a corrente elétrica para o solo. Quando se diz que algum aparelho está aterrado (ou eletricamente aterrado) significa que um dois fios de seu cabo de ligação está propositalmente ligado à terra. Ao fio que faz essa ligação denominamos “fio terra”.

Para o perfeito aterramento e proteção das impressoras, copiadoras e multifuncionais recomenda-se o uso de tomadas de três pinos. Nesse tipo de tomada, os dois conectores superiores fornecem energia (220V fase + fase) ou apenas um (110V fase + neutro).

O conector inferior protege os usuários e os equipamentos contra choques e curto-circuito. Esse conector é chamado de conector terra de segurança. No equipamento elétrico em que isso é usado, o fio terra de segurança está conectado a todas as peças metálicas expostas da Impressora. As placas principal, fonte e os circuitos internos das copiadoras, impressoras e multifuncionais são eletricamente conectados ao “chassis”. Isso também os conecta ao fio terra de segurança, que é usado para dissipar a eletricidade estática.

A finalidade da conexão ao aterramento de segurança das peças metálicas expostas das Impressoras é impedir que se tornem energizadas com uma voltagem perigosa, resultado em choque ao usuários e de falha na fiação dentro do dispositivo.

Classificação dos problemas de energia

Temos normalmente três condutores em um cabo de alimentação elétrica e os problemas que ocorrem são rotulados conforme o(s) fio(s) específico(s) afetado(s). Se existir uma situação entre o fio energizado e o neutro, isso é chamado de problema de modo normal. Se uma situação envolver o fio energizado, o fio neutro e o fio terra de segurança, isso é chamado de problema de modo comum.

Os problemas do modo normal geralmente não proporcionam perigo, isso porque eles são normalmente interceptados pela fonte de alimentação do equipamento, por uma fonte de alimentação ininterrupta ou por um filtro de linha de alimentação AC.

Os problemas do modo comum, por outro lado, podem ir diretamente para o “chassis” de uma copiadora sem algum tipo de filtro interventor. Portanto, eles podem causar mais danos aos sinais de dados que os problemas do modo normal.

Além disso, eles são mais difíceis de se detectar.

Obs: Para um bom funcionamento das Impressoras e Multifuncionais, deverá estar conectada corretamente a rede elétrica aterrada, verificando sempre a voltagem da copiadora e se sua rede possui a mesma voltagem. Ligado a um estabilizador de no mínimo 1,5 Kvas para algumas marcas e modelos de copiadoras. Conforme a situação poderá ser necessário um de maior capacidade.

Rolar para cima